O currículo é constituido por elemento nuclear do processo pedagógico,pois é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem onde são trabalhados o que devo ensinar,para que ensinar,como ensinar.O currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior a escola é a educação entre os conhecimentos herdados e a aprendizagem dos alunos.
Currículo real: é aquele que acontece dentro da sala de aula na relação entre professor e aluno em situações diárias é idealizado pela prática do professor,ou a reação do aluno ante ao que está sendo apreendido e retido pelos mesmos através de um projeto pedagógico e um plano de ensino.Para que isto possa se realizar é preciso a efetivação do que foi planejado.
Currículo oculto: é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e a espontaneidade a várias práticas,comportamentos,atitudes,gestos,percepção que vigoram no ambiente social e escolar.Este currículo é representado pelas influências que afetam a aprendizagem do aluno e o trabalho do professor provenientes das experiências culturais.
Currículo prescrito: é aquele que existe em toda instituição de ensino,sendo o mesmo elaborado por orgãos políticos administrativos ou nos gabinetes das secretarias federais,estaduais e municipais,funcionando como referência básica a toda organização,prescrição ou orientação do currículo escolar garantido uma educação de qualidade a todos os cidadãos.
A E. E. Cel. Silvino Bezerra ,onde trabalho ,utiliza estratégias para alfabetizar as crianças e para isso faz uso de alguns mecanismos, pois aos alunos com dificuldades de aprendizagem (detectadas em diagnósticos) do 1°, 2º e 3º ano escolar são oferecidas atividades diferenciadas; pois acreditamos que temos que trabalhar com alguns conceitos importantes: o desejo, a potência, a resiliência e o letramento. De acordo com orientações do PNAIC é preciso descobrir como provocar o desejo pela aprendizagem da leitura e da escrita; descobrir quais são as coisas que os alunos sabem que fazem bem, para potencializar as demais áreas, tirar um pouco o olhar sobre o que falta, sobre a carência, e fortalecer o que eles têm a oferecer. É preciso tentar estabelecer práticas sociais reais em que a leitura e a escrita se façam necessárias, em que a aprendizagem da leitura e da escrita se dê em contextos reais e significativos.
PArabéns!
ResponderExcluirQual a referência bibliográfica destas definições???
ResponderExcluirA E. E. Cel. Silvino Bezerra ,onde trabalho ,utiliza estratégias para alfabetizar as crianças e para isso faz uso de alguns mecanismos, pois aos alunos com dificuldades de aprendizagem (detectadas em diagnósticos) do 1°, 2º e 3º ano escolar são oferecidas atividades diferenciadas; pois acreditamos que temos que trabalhar com alguns conceitos importantes: o desejo, a potência, a resiliência e o letramento. De acordo com orientações do PNAIC é preciso descobrir como provocar o desejo pela aprendizagem da leitura e da escrita; descobrir quais são as coisas que os alunos sabem que fazem bem, para potencializar as demais áreas, tirar um pouco o olhar sobre o que falta, sobre a carência, e fortalecer o que eles têm a oferecer. É preciso tentar estabelecer práticas sociais reais em que a leitura e a escrita se façam necessárias, em que a aprendizagem da leitura e da escrita se dê em contextos reais e significativos.
ResponderExcluirThanks pela ajuda
ResponderExcluirfaltou curriculo formal e informal
ResponderExcluirComo podemos intervir enquanto a isso?
ResponderExcluirO currículo prescrito, tem algum vínculo com a teoria tradicional do currículo?
ResponderExcluirObrigado pelas informações sobre currículo de SEO
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